terça-feira, 1 de novembro de 2016

Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

Sinopse 
Alice no País das maravilhas é provavelmente o livro de fantasias mais famoso de todos os tempos. Nas aventuras da pequena Alice, tudo é possível, tudo é maravilhoso, e na sua jornada desde que cai pela toca do coelho, a menina encontra personagens inesquecíveis e que povoam os sonhos da nossa infância, como o Coelho Branco que anda sempre atraso, o Gato de Cheshire que não pára de rir, o Chapeleiro Louco, ou a Rainha de Copas, uma monarca com muito mau feitio e especial apetência por decapitações. 

Opinião


 
Alice no País das Maravilhas é uma das histórias mais conhecidas e foi a febre de variadas gerações. Foi em 1865 que foi publicado. A partir daqui ganhou uma posição de destaque no mundo da literatura e transformou-se num fenómeno de popularidade. 

A narrativa começa com Alice a cair num buraco fundo, muito fundo, depois de seguir um coelho branco muito intrigante. A partir daqui, Alice conhece várias personagens caricatas e peculiares. Mas, este mundo paralelo que ela vai encontrar tem tanto de fantástico como de cruel. Alice, convida-nos assim a fazer um exercício mental de reflexão sobre a nossa forma de ver o mundo.  

Ao contrário dos muitos rumores que correm por aí, este livro, assim como a sua continuação ''Alice do Outro Lado do Espelho'', não tem qualquer lição de moral inerente. É um livro para crianças, escrito por um professor universitário - que se apresentou na literatura como Lewis Carrol - com o único propósito de entreter as filhas. 
É uma história icónica, muito bonita, cheia de magia e fantasia.
A quem o quiser ler, aconselho as edições ilustradas, que são de derreter o coração :)

1 comentário: